• Rodrigo Sousa

BlackSplash: Mudando sua cozinha sem obra

Atualizado: 15 de abr.


Certa vez em uma consultoria presencial com uma cliente para trabalharmos algumas mudanças em uma cozinha interligada com área de serviço, me deparei com uma grande parede no qual ficaria alocado os armários da cozinha juntamente com a bancada.

Um dos requisitos nessa consultoria seria dar uma nova "cara" ao ambiente sem ter um gasto tão elevado, já que os planejados, eletros e bancada iria consumir boa parte do orçamento.

Logo observando o espaço da cozinha e após algumas conversas propomos que trabalhássemos apenas um blacksplash nessa parede principal, até porque essa parte é um dos carros chefes das cozinhas. A reação dessa nossa cliente foi a mesma de várias de muitas pessoas. O que é BlackSplash?!



BlackSplash : Definição e Aplicação


BlackSplash, também conhecido como "Roda banca" é uma faixa de revestimento que ajuda a proteger a área atrás da pia/bancada, localizada entre a parede

BlackSplash
BlackSplash - Metro White

do balcão e os armários superiores. O termo “splash” faz alusão ao espirro de água ou de óleo, ou outros componentes, que acontece sempre quando estamos manuseando algo na pia, por se tratar de uma área molhada (impossível não cair rs), protege a parede, evitando futuramente possíveis infiltrações e impregnação de resíduos como gordura e etc.. A escolha do material é imprescindível para garantir uma melhor praticidade no dia a dia, sendo recomendado trabalhar revestimento em porcelanato ou cerâmica, porém há outras opções que também podem ser trabalhadas como ladrilhos autoadesivos, espelhos e etc..

O BlackSplash é o cartão de visitas da cozinha, sendo que deve ser trabalhado como uma complementação do estilo do ambiente, sendo que caso a cozinha seja trabalhada de forma conceitual aberta, deve-se se considerar o living geral do espaço para que haja uma harmonização dos espaços. Há vários materiais que podemos estar trabalhando para compor o ambiente, veja alguns abaixo:



Porcelanato


Não é atoa que é uma das opções mais utilizadas, sua versatilidade faz do porcelanato uma das opções mais utilizadas justamente pela facilidade de localizar um modelo que se encaixe perfeitamente em qualquer ambiente.. são tantas combinações(retangular, hexâgonal, etc..), estilos, cores, acabamentos que tem sempre um que combina com qualquer gosto. Essa é uma das opções que facilita muito no dia a dia por ser prática a limpeza e manutenção.





Espelho


Uma opção que tem crescido atualmente são os espelhos, principalmente em cozinhas mais compactas, tanto pela praticidade de instalação quanto por trazer uma sensação maior de amplitude ao ambiente. Nessa opção um dos pontos negativos são os respingos advindo da pia que ficam mais visíveis exigindo assim uma atenção maior na limpeza.

Espelho na parede da Cozinha
Fonte: Pinterest


Ladrilhos Hidráulicos


Os ladrilhos hidráulicos são um dos mais antigos utilizados nas composições dos ambientes, feito manualmente existem também uma variedade de estilos, cores, permitindo assim uma criatividade maior para trabalhar vários modelos distintos, sendo que por serem peças soltas deixa toda a criatividade a solta. Há também no mercado ladrilho autoadesivos que são uma saída super pratica para que não deseja realizar um investimento maior para adquirir a peça feita manualmente, sendo essa opção também uma ótima escolha visto que a praticidade na instalação é super acessível e tranquila onde também existem vários modelos disponíveis.



Ladrilho Hidraulico na Cozinha
Fonte: Pinterest


Granito


Já o granito por não ser permeável, ele é resistente e se torna um ponto-chave no combate às bactérias e germes que podem surgir nessas áreas, porém o resultado final ficá perfeito e de fácil manutenção cotidiana e por deixar um acabamento elegante no espaço. Uma das grandes diferenças do BlackSplash feito em granito para os demais é seu alto valor, o que a deixa atrás apenas nesse quesito das opções anteriores.



Granito na parede da cozinha
Fonte: Pinterest

E você, já escolheu qual se encaixa melhor na sua cozinha?! Seja qual for utilizado o importante é trabalhar o conjunto do espaço como um todo de modo que haja total harmonia entre as demais tonalidades do ambiente.

 




#Cozinha #Reforma