• Eskarlaty Soares

Como Funciona um Projeto de Interiores

Atualizado: 6 de abr.


Você já se perguntou como que é feito todo o desenvolvimento de um projeto de interiores? Atualmente, termos nosso espaço funcional, otimizado e de modo que atenda todas nossas necessidades, seja ele nossa casa, trabalho ou local de lazer, se tornou indispensável não é mesmo?!

Pensando em todos esses aspectos, hoje se tornou imprescindível termos um ambiente pensando de acordo com nosso dia a dia, quem nunca pensou em algo como "Esse espaço está mal utilizado", "como gostaria de um espaço maior de armazenamento nessa cozinha"ou até mesmo,"já tentei várias combinações nessa sala e não se encaixa".. Fique tranquilo, você não está sozinho nessa.


Um Projeto de Interiores, nada mais é que buscarmos alinhar conforto e necessidades, prevendo para que materiais, mobiliários, texturas e acabamentos conversem entre si para criar um ambiente agradável e harmônico.

A elaboração de um projeto de interiores passa por várias etapas até sua finalização, vamos conhecer elas.


Briefing inicial


Briefing nada mais é que um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Essa é a primeira etapa na elaboração do projeto e uma das mais importantes, pois onde é feito todo o levantamento de necessidades do cliente e das características do imóvel. Esse levantamento pode ser feito de forma presencial ou até mesmo remotamente através de reuniões online.


Nessa etapa também é trabalhado algumas referências de preferências, estilos, cores, objetos que serão mantidos para serem utilizados no projetos e etc..

Durante a etapa do Briefing inicial o intuito dessa etapa é reunir o máximo de informações pertinente aos utilizadores e suas rotinas, para que a partir dessas

necessidades, o projeto possa ser trabalhado para atender cada informação recolhida durante o briefing.



Estudo de Layout


Essa é a primeira etapa prática na elaboração do projeto, refere à organização interna dos ambientes do imóvel e a distribuição dos móveis em seu espaço. O principal objetivo do Estudo de Layout no projeto de interiores é a otimização dos espaços e fluxo de pessoas, garantindo assim uma melhor distribuição do espaço no ambiente.

Durante essa etapa é feito o levantamento da planta baixa do imóvel (comercial ou residencial) e também realizado um estudo dos espaços buscando alinhar a distribuição dos ambientes e objetos de modo que atenda todas as necessidades levantadas durante o briefing inicial. A distribuição dos móveis como guarda roupas, sofás, armários, bancadas, ilhas e etc.. são todos definidos nesta etapa do projeto de layout.



Projeto 3D


Quem nunca parou para ver aquela imagem da sala de estar planejada maravilhosa com tudo pensado, ou até mesmo aquela cozinha que parece dos sonhos, enquanto navegava no instagram ou pinterest, atire a primeira pedra! Sempre que vemos algo que nos remete harmonia, organização e sintonia, nos traz uma sensação de bem estar.

Durante a etapa de elaboração do Projeto 3D, é a fase onde tudo toma forma onde todas as informações reunidas até aqui serão colocadas em práticas, toda a parte de pisos, revestimentos, desenhos da marcenaria dos móveis nos geral, decoração, iluminação, gesso e etc.. serão implementadas nessa etapa.

Esse “esboço digital” apresenta maneira ampla e detalhista, permitindo que alterações sejam realizadas no projeto antes mesmo da execução. Por exemplo, o cliente pode optar por alterar a cor de uma parede ou revestimento de um cômodo se não estiver de acordo. É algo que nos traz uma economia de tempo e recursos. Veja abaixo alguns exemplos.

Fonte: Eart Projetos



Projeto Executivo


"Para que serve um projeto executivo?", escutamos muito isso por aqui! É uma das etapas que ocorrem durante a elaboração do Projeto de Interiores, sendo ela a de maior peso e a qual demanda maior tempo do prazo da realização do projeto como um todo. Esta etapa pode colocar tudo a perder se não representar de forma clara e sucinta tudo o que os construtores, fornecedores e clientes precisam entender.


No projeto executivo, é realizado todo o detalhamento da execução de cada item que foi trabalhado nas etapas anteriores, onde constam os descritivos dos acabamentos utilizados, quantitativo de pisos e revestimentos necessários para reforma,detalhamento das louças e metais indicados, detalhamento da marcenaria, os tipos de portas e janelas utilizadas, os novos pontos elétricos e hidráulicos, a estrutura do telhado e sua cobertura, etc. Todo o descritivo da parte da marcenaria é feito nessa etapa, como por exemplo:Qual tipo de madeira será utilizada, divisões internas dos móveis, modelos de puxadores, comprimento e largura do meu armário, e etc..


Oprojeto executivo é composto por:

  • Projetos de Marmoraria;

  • Projetos de Marcenaria;

  • Pontos de Interferências, caso haja alteração do layout original da arquitetura, mudanças ou acréscimos de pontos de elétricos, alterações de pontos de hidráulica, gás, ar condicionado, telefonia, logica, automação, segurança entre outros;

  • Projeto de Paginação de Piso e Revestimentod;

  • Projeto de Forro (gesso);

  • Planta da Iluminação (projeto luminotécnico);

  • Projetos de Pontos Elétricos e Hidráulicos

  • Detalhamento Decorativo.

Sem um Projeto Executivo de interiores muito bem definido a probabilidade de execução de forma correta é mínima, sendo que quanto mais elaborado e rico em detalhes, menores as "dores de cabeça" durante a execução pelo prestador de serviços.




Viu só quanto detalhe em cada etapa?! Esses processos são a base fundamental para e eficácia da elaboração e da execução de um projeto de interiores.



 




#ProjetoDeInteriores #EstudoLayout #ComoFunciona